serviços

RADIOGRAFIA PERIAPICAL

Considerada um exame intrabucal, ou seja, o filme em que será exibida a imagem do dente fica dentro da boca do paciente, a Radiografia Periapical tem como objetivo mostrar a anatomia dentária e as estruturas ao redor dos dentes. É um exame com abrangência bem específica, pois possibilita analisar pequenas áreas por vez (cerca de dois ou três dentes decíduos), tanto na arcada superior quanto inferior.  

Não é possível abranger todos os dentes em uma única imagem radiográfica. O profissional que quer visualizar a arcada dentária por completo precisa solicitar o check-up periapical, isto é, uma sequência de 14 radiografias (sete para a arcada superior e sete para a arcada inferior) para análise de todos os dentes e tecidos ao redor. Para crianças, são 10 radiografias no total. 

Geralmente é indicada para: 

Diferenciais

Maior precisão de imagens

A Radiografia Periapical Digital permite uma visualização mais detalhada da coroa, do germe dentário e de todo corpo dos dentes.

Menos exposição à radiação

Como é focada em uma região específica, a Radiografia Periapical tem pouquíssima radiação, trazendo ainda mais segurança para o seu paciente.

Rapidez nos resultados

Na Radiografia Periapical Digital, o dentista consegue visualizar o exame no computador em poucos minutos e fazer o plano de tratamento com a equipe multidisciplinar.

Geralmente é um exame utilizado para avaliação do periápice dental, presença de cárie, sua extensão e comprometimento pulpar, bem como o nível da crista óssea alveolar, reabsorções e as relações entre os dentes decíduos e os germes dentários permanentes. Além disso, Radiografia Periapical também revela doenças periapicais e periodontais no início, que não são visualizadas facilmente no consultório.  

A Radiografia Periapical é realizada com a técnica de paralelismo (chamada de “cone longo”) ou com a técnica de bissetriz (conhecida como “cone longo”). Na primeira, o feixe de raios X reflete perpendicularmente ao dente e ao filme, fazendo com que a imagem não fique distorcida. Já na técnica da bissetriz, os raios recaem perpendicularmente ao plano bissetor entre o dente e o filme. Em ambas as técnicas são utilizados posicionadores para deixar o paciente na posição mais acertada para o exame.